top of page

A GRADUAÇÃO NO JUDÔ COMO O ENCONTRO PELAS CONQUISTAS DE TODOS


Na terça-feira, dia 26 de março ocorreu na Alliance Jaguariúna a graduação dos alunos de Judô. Nesse evento, alunos das turmas do Judô Kids e do Judô Educacional I e II receberam faixas, diplomas e graus. Todas as crianças participaram da aula especial para a graduação, que promoveu um encontro para a celebração das conquistas de todos.

A graduação é o resultado de um trabalho desenvolvido com as crianças buscando a formação de valores, segundo os fundamentos do Judô, como amizade, confiança, auto-estima e respeito, além da dedicação e compromisso com o aprendizado. Trabalho que respeita as características próprias das crianças segundo a faixa etária e é dirigido por esses estímulos. A evolução das crianças é observada no decorrer das aulas, até o momento que estejam aptos a fazer um exame para a mudança de faixa.

Os professores Alba Rodrigues, Leonardo Albino e o Sensei Arlindo Baião Jr, responsáveis pelo ensino do Judô em nossa equipe, formaram a banca avaliadora do exame. O Sensei Rodrigo Marinho, ao centro, foi especialmente convidado pela sua representatividade no desenvolvimento do Judô em Jaguariúna e pelo seu, sempre, apoio ao trabalho desenvolvido na Alliance Jaguariúna. O Sensei Luiz Bonazzio participante do Jiu-Jitsu, também nos contemplou com a sua especial presença.

A realização da graduação carrega o significado do aprendizado das crianças, não somente de técnicas, mas de fundamentos que poderão guiá-las na vida.

O Sensei Arlindo Baião faz uma breve reflexão sobre isso, falando do exame que é um dos acontecimentos anteriores a graduação. Diz que o exame é de muita importância, porque de forma saudável, gera na criança a preocupação e a responsabilidade de ter que estudar e prestar atenção ao que é dito, assim como, o sentimento de ser posta a prova para conquistar algo. A criança vai à frente sozinha, somente com a sua dupla, pra fazer o que será pedido, ela se lembra do que foi ensinado, como os nomes das técnicas, ela literalmente é posta a prova. Isso é extremamente importante para a criança, da forma como é feito, pois ela começa a aprender a lidar com problemas, por menores que sejam e a buscar soluções. Surge certa pressão, que não se restringe ao exame de Judô, mas que ela provavelmente terá que passar na vida. Trabalhar essa situação desde a infância faz com que a criança aprenda a lidar com outros problemas que possam surgir, e ao buscar soluções que sabe que é capaz (autoconfiança), transforma o problema em desafio. Por fim, responsabilidade, que acaba agregando pra ela na vida inteira, quando for enfrentar, por exemplo, um vestibular, uma prova ou uma entrevista de emprego.

“Eu não faço esse trabalho sozinho, trabalho que é desenvolvido com professores da Unicamp, com o Leozinho, com a Albinha, é um projeto em conjunto que a gente faz pra desenvolver com as crianças da melhor forma possível”, diz o Sensei Juninho. “Nós ficamos extremamente orgulhosos com o resultado dos alunos, que foram excepcionalmente bem. É uma grande alegria ver a evolução, aprendizagem e carinho de todos. Queremos agradecer aos queridos alunos e a vocês pais e responsáveis por acreditarem em nosso trabalho. Muito obrigado a todos vocês!”, equipe Alliance Jaguariúna.

Alliance Jaguariúna.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page